quarta-feira, 14 de março de 2012

Os benefícios da SOJA...

Bem, a soja pode atenuar ou até mesmo prevenir os sintomas da menopausa que começam a surgir entre os 40 e 50 anos. Para as mulheres este período é muito difícil e esta transição pode ser bem complicada, o período chamado de climatério marcado pela irregularidade nos ciclos menstruais duram mais ou menos de 2 a 4 anos. Depois finalmente chega a menopausa que é o fim do período fértil da mulher, quando a redução do estrógeno se acentua, gerando sintomas indesejáveis como os tão famosos calores ou fogachos, a secura e a perda da elasticidade vaginal e psicologicamente falando a ansiedade, irritabilidade e risco de depressão também podem acontecer.

Para amenizar é bom praticar atividades físicas e mudanças positivas na rotina e nos hábitos alimentares. Existe, porém um detalhe importante: é preciso começar a mudança nos hábitos antes da menopausa para obter ao máximo resultados positivos.

Veja os resultados...

“A soja possui compostos fitoquímicos, as isoflavonas, que são quimicamente similares ao estrógeno e que por isso se ligam aos mesmos receptores utilizados por esse hormônio. Na fase pré-menopausa, em que há mais receptores livres do que estrógeno, elas passam a ter uma ação fundamental para a manutenção da saúde e qualidade de vida da mulher. Além disso, as isoflavonas também atuam como antioxidante e são considerados um potente redutor de colesterol, diminuindo assim os riscos de câncer, de doenças do coração e ajudando a reduzir a perda óssea pelo organismo, evitando a osteoporose. E ainda, parecem ser fundamentais para a beleza, pois sua ação estrogênica proporciona uma melhor hidratação, produção de colágeno e elasticidade, que diminuem quando o estrogênio cai.”

Além de todos estes benefícios as fibras da soja contribuem para a saúde feminina de várias maneiras, como a manutenção da saúde intestinal e a regularização do seu trânsito, já que a mulher é mais propensa a ter obstipação, mais conhecida como prisão de ventre, isso também acontece com os homens já perdemos os movimentos peristálticos do intestino à medida que envelhecemos, é a velha lei da natureza... E aí a soja entre novamente em cena, amenizando e regularizando...