terça-feira, 3 de julho de 2012

O Passaro Azul - 1940 - Filme Completo Dublado

Para os amantes dos clássicos assim como eu... "OPássaro azul" em sua versão original de 1940, nem preciso dizer que eu tenho este DVD né???
Espero que apreciem uma agradável tarde curtindo esta deliciosa história...



Vai correndo fazer uma pipoca que dá tempo ;)

VOZ saudável

Há algumas semanas tivemos uma palestra aqui na Secretaria Estadual da Educação sobre a saúde da voz. Sabemos que ela é importantíssima para nossa comunicação, mas na maioria das vezes não nos atentamos para os cuidados que devemos para com ela...

O programa SP Educação com Saúde busca valorizar os servidores da educação através de ações que proporcionem qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de agravos, introduzindo cultura de ambientes e processos de trabalho saudáveis, respeito ao meio ambiente e cultura de paz, repercutindo na melhora da qualidade de ensino oferecido na rede pública estadual.

As opções são desenvolvidas nas unidades escolares da Capital e nos Centros de Orientação Multiprofissional (COM) das 13 Diretorias de Ensino da Capital. Cada COM conta com uma equipe multiprofissional composta por dois enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, psicólogo, motorista e escriturário administrativo. A palestra foi realmente muito boa, os profissionais tiraram dúvidas, disseram alguns fatores que são prejudiciais para a voz como cigarro, bebida, poluição, gelado, e pasmem: sabia que o sussurro é pior do que gritar? Pois é, prejudica bem mais...

Fizeram sorteio no final, deram algumas dicas sobre como utilizar melhor a voz, uma coisa que eu não sabia e que aprendi é que precisamos aquecê-la pela manhã antes de iniciar o dia e devemos desaquecê-la ao fim do dia para não termos problemas posteriores, incrível não? Eu imaginava que só aquecíamos a voz quando iríamos cantar ledo engano rs...

 

Cuide bem da sua pele...

           
A nossa pele é formada por três camadas bem unidas entre si: epiderme, derme e hipoderme. A epiderme é a externa, aquela que podemos ver e sua principal função é dificultar a saída de água de nosso organismo e a entrada de substâncias e de micróbios, formando assim uma barreira protetora.

A derme é a camada central, composta por fibras em sua maioria e grande quantidade de vasos sanguíneos e terminações nervosas. Estas recebem estímulos do meio ambiente e os transmitem para nosso cérebro por meio dos nervos, sendo traduzidos por sensações como dor, frio, calor, pressão, vibração, cócegas e prazer.

A última camada é a hipoderme, é formada basicamente por células de gordura, desta forma sua espessura é variável de acordo com a pessoa se ela for magra ou gorda. Ela apóia e une a epiderme e a derme ao resto de nosso corpo, também mantém a temperatura acumula energia para o desempenho de nossas funções biológicas. Independente de tantas proteções nossa pele absorve facilmente substâncias que na maioria das vezes usamos com ação interna como uma pomada, por exemplo, por isso é bom tomar cuidado com o que aplicamos sobre ela. Nas crianças e idosos o cuidado deve ser redobrado, pois a pele é mais fina e sua capacidade de absorção é maior.

Hidratação – A água é fundamental para o bom funcionamento de nosso organismo, deixa a pele bonita saudável, precisa beber no mínimo 2 litros de água por dia, se ela estiver seca é por falta de água. Outros fatores também levam ao ressecamento da mesma, o vento, poeira, excesso de sol, calor ou ar seco, logo para ajudar alguns cuidados básicos precisam ser tomados como não usar sabonete em excesso, evitar água muito quente e usar cremes hidratantes adequados, sem muito perfume.

Proteção Solar – A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda que sejam tomadas todas as medidas de proteção quando houver exposição ao sol exemplos: uso de chapéus, camisetas e protetores solares. O horário perfeito para tomar sol é antes das 10:00h da manhã e após às 16:00h da tarde. Uma dica boa é que as barracas na praia também são essenciais se forem feitas de algodão ou lona que absorvem 50% da radiação ultravioleta. Já as barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material. Já os filtros solares o recomendado é que se repita a aplicação a cada duas horas e o fator de proteção solar (FPS) deve ser no mínimo de 15.

Alguns distúrbios e doenças...

Celulite – É causada por alterações na pele e na gordura das áreas afetadas, sua tendência piora com o passar da idade, pois as gorduras localizadas e a flacidez a evidenciam.

Estrias – Na adolescência e na gravidez são os períodos onde se deve ter mais cuidado com elas, é indicado procurar um dermatologista logo quer surgir e ainda estiver avermelhada.

Micoses – São manchas brancas ou avermelhadas que causam coceiras, em áreas como dobras (axilas, virilhas e entre os dedos das mãos e pés) podem ser micoses. Existem diversos tipos de micoses, todas causadas por fungos.

Hanseníase – É uma doença crônica, também conhecida como pano branco ou lepra. Se uma área da pele apresenta queda dos pêlos, manchas brancas ou avermelhadas está ressecada e com sensação de formigamento dormência, isso pode ser hanseníase. Normalmente, os locais mais comuns são as extremidades (braços, mãos, coxas, pernas e pés) e o rosto. Assim que uma mancha com essas características for notada, você deve procurar um dermatologista.

Câncer de pele – Perceber um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida.
Uma “pinta” preta ou acastanhada que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas suas bordas e cresce de tamanho.
Uma “mancha” ou ferida que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

Prevenção – A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer da pele. Ela se encontra nos raios solares e nas cabines de bronzeamento artificial. A exposição excessiva e prolongada ao sol atribui não só para o risco no desenvolvimento do câncer como também no envelhecimento precoce da pele.

Extraído do boletim informativo da UBB (União Brasileira Beneficente)

Pato Fu - Canção Pra Você Viver Mais

Uma das canções que mais amo, com uma letra bem original..
Alguém sabe o origem da música?
Foi feita para o pai dela que na época estava muito doente...
Não precisa dizer mais nada não é mesmo?

Tem gente que machuca os outros, tem gente que não sabe amar...

“Nunca deixe que lhe digam que não vale a pena
Acreditar no sonho que se tem
Ou que seus planos nunca vão dar certo
Ou que você nunca vai ser alguém
Tem gente que machuca os outros
Tem gente que não sabe amar
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar
Confie em si mesmo
Quem acredita sempre alcança!”

Machucar... Existem mil definições, mas a mais conhecida e sentida é a dor que a outra pessoa causa. As pessoas machucam as outras por coisas tolas, por bobagem, falta de amor cristão, companheirismo, sei lá. É tão fácil machucar alguém, é só você levantar um dia meio azedo e pronto, se não tomar cuidado vai adoentando todos a sua volta...

Não adianta chorar pelo leite derramado, as coisas acontecem e nada podemos fazer para impedir que tomem seu curso natural, às vezes o machucado é tão grande que acaba dando perda total. Isso mesmo, você escuta, lê, vê ou passa por algo que na hora te deixa bem chateada e conforme os minutos vão arrastando-se e a cada segundo que avança a ferida cresce e se aprofunda mais e mais.

É impossível domar o bichinho da destruição, as pessoas gostam de fazer mal às outras, gostam que as mesmas sejam humilhadas, mas quando precisam de algo, não se sentem mal por pedir... Às vezes somos obrigados a fazer algo para dar uma “lição”, mas percebemos que nós é quem saímos machucados, a outra parte não percebe ou não liga, no próximo ano, ou na próxima oportunidade vai fazer novamente, e aí, você se sente como um nada, um vazio bem grande se apodera de você tirando toda a vontade de fazer algo, de recomeçar...

Renato Russo sabia expressar isso muito bem, sabia colocar em palavras todo o significado de um machucado. Às vezes é melhor ficar sozinho dentro de sua própria ostra do que tentar sair e se deparar com pessoas más que só querem apenas brincar de machucar!



Geração dos anos 80, geração privilegiada!

Hoje na parte da manhã estávamos eu e a Luana tomando um pouco de sol na escadaria central da Secretaria quando começamos a relembrar de alguns itens curiosos que fizeram parte de nossa vida há alguns anos...

Tudo começou quando saímos do banheiro feminino e nos deparamos com um lixinho de produtos tóxicos, destes que coletam celulares, pilhas, baterias e afins. Agora eu pergunto: quem dentre vós teve, usou, ou pelo menos viu um BIP??? Sim, era um aparelho preto, arredondado nas bordas com três botões, acendia uma luz verde quando chegava mensagem e ele fazia “Bip” ou vibrava só os bacanas tinham um bip kkk e eu era uma bacana... Para mandar mensagem, você ligava na central deles, passava um número enorme que era o código do bip que receberia a mensagem e ditava para um atendente o seu recado kkk era muito constrangedor “Luana, por favor, avise a Valéria que o passeio furou, o fulano desmarcou e ainda por cima passou em frente de casa com uma piriguete a tira colo, me liga mais tarde, beijo, Mirian!” Já imaginou só? Muito ruim não?

E as fitas de vídeo? Precisávamos rebobinar tudo para devolver na locadora rs... Não tinha como assistir o filme dublado era apenas legendado, é o DVD deixou todo mundo mal acostumado... E aquelas lunetinhas que guardavam os negativos de fotografias e você precisava olhar através delas na direção da claridade para ver a fotografia? Muito bacana rs... O mais divertido era ir até uma fotótica e comprar filme de 12, 24, ou, 36 poses, tinha todo um cuidado para colocar o filme na máquina e mais cuidado ainda para tirá-lo, não podia ser na claridade que ele queimava e um monte de coisa, depois demorava mais ou menos uns 15 dias para revelá-lo e só aí você conseguia ver as fotos que às vezes saiam tremidas, cortadas, escuras, queimadas, às vezes o filme queimava todo... Era bem complicado!

E o nosso velho e adorado disk man? Quem nunca teve um ou vários? Eu tenho dois e ainda funcionam perfeitamente! Aliás, todos os objetos narrados aqui neste post eu tenho e todos funcionando... Dá até para abrir um museu com minhas quinquilharias! E o saudoso walkman? Os primeiros de um amarelo invejável e depois coloridos, os mais básicos, chumbo ou preto... O meu é chumbo rs... E pasmem... Sim, ainda funciona!

O celular tijolinho é clássico, quase todos já tiveram algum que eu sei rs... E o meu ainda está lá em casa firme e forte! Enfim, tenho orgulho por fazer parte de uma geração abençoada, que viu as trocas do LP para o CD, que viu o vídeo ser substituído pelo DVD e que percebeu que cabem inúmeras músicas dentro de um aparelho minúsculo e que pode carregá-las para onde quiser fantástico não? Sei que um texto sobre a década de 80 seria muito legal de ler e relembrar, mas este aqui já ficou muito grande, vou preparar algo realmente especial para vocês, aguardem...