sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

5 hábitos que estragam o sono...

 Ambiente desfavorável - Erro comum de quem dorme mal a noite. Devemos preparar o terreno para uma boa noite de sono. Nada de quarto bagunçado, temperatura inadequada, ruídos desnecessários (tratar ronco do parceiro, usar protetor auricular, janelas anti-ruídos, etc...). Também atentar para o tamanho e qualidade do colchão, travesseiro, roupas de cama, etc...
 
 
Estimulante após às 18h00 - Algumas substâncias estimulam diretamente o sistema nervoso central e tendem a inibir o sono. A cafeína é a mais importante delas. Devemos evitar consumo de café, chá mate, chá preto, refrigerantes de cola, chocolate em excesso e mesmo medicamentos que contenham cafeína em sua composição, principalmente após às 18h00.

 Alimentar-se antes de dormir - A alimentação durante a noite merece atenção especial. Não apenas por questões de peso, mas é recomendável o consumo de pequenas quantidades de alimento pouco gorduroso e cerca de uma hora e meia antes de dormir, no máximo. Além disso, é contraindicado consumir álcool pois ele desregula o sono e otros tipos de líquidos podem acarretar várias idas ao banheiro e um sono interrompido.
 
 Contatos com outras fontes luminosas (notebook, tablet, smartphone) - Nestes casos, Leandro Teles é claro: não pode. “São equipamentos de uso muito mais próximo ao rosto e de iluminação intensa. Além disso, a interação com eles não é passiva, é ativa! Isso dificulta muito as pessoas a adormecer nos dias de hoje, são jogos, redes sociais, e-mail, vídeos, tudo ao alcance dos dedos. Se queremos dormir bem é fundamental nos desconectarmos pelo menos 45 minutos antes do horário desejado.
 Dormir com a TV ligada - A questão da TV ligada é mais polêmica do que parece. Isso porque, segundo o especialista, ao mesmo tempo que assistir à televisãoé uma atividade passiva ideal e indutora do sono, uma vez que desliga o cérebro dos problemas do dia a dia; por outro lado o aparelho televisivo emite uma luz que inibe a liberação de melatonina (hormônio do sono), que sinaliza ao cérebro que não é hora de dormir. Além disso, o ruído constante torna o sono superficial. Diante disso, para aqueles que fazem questão de adormecer com a telinha ligada fica a recomendação de daixar o som baixo, a iluminação reduzida e assistir distante da tela.