segunda-feira, 4 de maio de 2015

Sereia/Encanto/Profundezas - Tricia Rayburn

 Nestas férias aproveitei para colocar a leitura em dia começando com uma bela trilogia sobre sereias e não pense você que são estes seres mitológicos com metade de mulher e metade cauda de peixe. Estas sereias são diferentes.
 
 São mulheres normais com duas pernas que trabalham e têm filhos. Vivem constantemente mergulhando no mar. Tomam garrafas de água salgada em praticamente três goles, possuem uma sede insaciável sim e o mais importante: roubam seus namorados para que assim possam ficar fortes, matam para sobreviver e estão dispostas a fazer qualquer coisa para atingirem seus objetivos.
 
 Tudo começa quando Justine, a irmã de Vanessa aparece morta nos penhascos e o motivo de sua morte foi... SEREIAS.
 
 Uma deliciosa trilogia que você não vai conseguir parar até chegar ao final do terceiro livro. Recomendadíssimo!
 

O Oceano no fim do caminho - Neil Gaiman

“Gaiman é um tesouro repleto de histórias, e temos sorte por ele existir”.  Stephen King
 
 História meio maluca estou acostumada com este tipo de leitura por ser uma leitora ávida pelos livros do Stephen King, mas este achei confuso demais quanto as personagens principais, só gostaria de entender o que de fato elas são: imortais, fantasmas, alienígenas ou seres de uma outra dimensão?
 
 Um fato importante: são boas, ajudam um garoto a resolver um problema inusitado... Já imaginou pisar no chão em uma floresta e sentir uma pontada na sola do pé? E mais tarde perceber que no orifício na sola do pé existe uma espécie de larva como uma minhoca e que quando finalmente consegue tirá-la com uma pinça ela quebra no meio e você a joga pelo ralo da banheira e no dia seguinte aparece uma babá na sua casa vestindo roupas com as cores das listras que havia no corpo do verme???
 
 Sim, a história é muito legal, criativa, maluca e inverossímil. Fantasiosa demais, mas prende a atenção do início ao fim.
 
 

O Iluminado - Stephen King

O que dizer sobre o Iluminado? Que minha vida inteira assisti algo completamente avesso ao original? Que apesar de poucos detalhes serem parecidos com o livro, mesmo assim ainda considero um de meus filmes favoritos?
 
Como o próprio Stephen diz “O livro é quente, termina com fogo e o filme é frio, termina com gelo” opostos. O livro é vivo, cheio de suspense e detalhes que fazem toda a diferença. Agora entendo quando li uma entrevista em que ele dizia que Stanley Kubrick estragou o seu livro.
 
 Sim, são poucos os detalhes fiéis. Não existe o labirinto no livro, apenas arbustos cortados no formato de animais.
 
 Jack Torrance, Wendy, Danny e Hallorann existem e REDRUM não é escrito na porta com batom vermelho. Jack também não corre atrás de Wendy com um machado e sim com um taco de roque. Bem, outros detalhes sutis poderão ser encontrados nas páginas do livro e o mais importante: quando Danny conversa com Tony, ele não mexe o dedinho para cima e para baixo e nunca disse que ele (Tony) era o menino que morava em sua boca...
 
 É... Diretores e suas adaptações... E aqui a continuação do livro...
 

A casa do penhasco – Agatha Christie

            Puxa, consegui me superar. Pela primeira vez li um livro da Agatha em apenas um dia e foi ontem rs... O anterior eu li em três dias... Adorei a experiência!

Por onde começar? Deixe-me ver... Neste livro nosso querido e amado Poirot surge deslumbrante como sempre.

Férias, final de carreira, início de aposentadoria, quem diria que nosso querido amigo conseguiria escapar de mais um caso de assassinato? Tudo começa quando ele conhece a Srta Buckley e esta diz que escapara da morte somente naquela semana três vezes e o que seria uma estadia tranquila no Hotel Majestic na Cornualha passa a ser algo completamente intrincado até mesmo para nosso veterano de tantos casos confusos.

A princípio parece que Poirot está perdendo seu faro, coisa que o entristece demais ainda mais quando uma pessoa inocente perde a vida em meio a esta encenação sinistra, porém graças a uma carta simples que ele descobre a verdade e consegue colocar todos os pingos nos “is”.

Brilhante é pouco para este romance de Agatha que certeza absoluta nunca será equiparada a nenhum outro escritor.

Simplesmente fantástico!
 

Assassinato na casa do pastor – Agatha Christie

            Confesso que fico horrorizada toda vez que converso com alguém que me diz não ter lido nada sobre ela... Muito pior; nunca ter ouvido falar sobre ela!!!!

            Espere aí, como assim??? Nunca leu Agatha? Em que mundo você vive????

            Neste delicioso romance policial de 1930 é que surge pela primeira vez Miss Marple, Jane Marple... Como não se apaixonar por uma velhinha solteirona, que mora em uma casa com um lindo jardim no qual ela passa horas cuidando, observando pássaros por seu binóculo e estudando o comportamento humano. É a típica senhora que sempre sabe de tudo porque inevitavelmente estava no local certo, na hora certa.

            Algo grave acontece em St. Mary Mead, uma pacata aldeia no interior onde há 15 anos não acontece um homicídio e quando acontece, nada mais é do que um assassinato na casa do pastor, para ser mais exata na sua escrivaninha...

            Traição, roubo, troca de identidade e fofoca no chá da tarde entre velhotas é o que não falta envolvendo um arqueólogo, um artista, um homem que ninguém gostava, um pastor e claro uma adorável velhinha de olhos azuis...

            Imperdível!!!!

Dr. Sono – Stephen King/ Continuação de O Iluminado

E o que aconteceu a Dan Torrance depois de mais de 30 anos, para ser exata 35 anos depois que o Hotel Overlook explodiu em uma imensa bola de fogo consumindo todo aquele lugar amaldiçoado e levando Jack Torrance junto? Nesta sequência de O iluminado King nos conta...
 
Infelizmente Dany tornou-se um alcoólatra como o pai, teve uma vida podre, vivia de bar em bar até que Tony falou com ele apenas mais uma única vez e foi a melhor coisa que pode acontecer.       
 
Nesta empolgante narrativa vemos Dan reconstruir sua vida com a ajuda de Billy e Kasey, o que não seria dele sem eles e sem o AA.
 
Em meio a tantas aventuras e desventuras Abra surge meio como um presente para mostrar que ele não está sozinho.
 
E aqueles “seres” que se alimentam dos vapores que as crianças iluminadas possuem não podiam imaginar o poder ainda existente em Dan adormecido há tantos anos por conta da bebida, se bem que perto de Abra ele era apenas uma lanterna enquanto ela era um imenso farol.
 
Como sempre Stephen nos surpreende em mais um belíssimo livro, saber que Dany cresceu, virou um adulto sóbrio e que ajudava velhinhos em um asilo é mais do que gratificante, afinal de contas eu sentia muita pena daquele garotinho órfão de pai que viu sua infância ruir ao se mudar para um hotel afastado de tudo e todos.