terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O misterioso caso de Styles - Agatha Christie

Confesso que alguns títulos da nossa querida rainha do crime não chamavam minha atenção até eu ganhar kkkk, alguns ainda não chamam, mas descobri que estes são os melhores depois que resolvi ler...
 
No caso misterioso de Styles não seria diferente, uma senhora de seus 70 anos mais ou menos, rica e viúva se casa em questão de meses com um parente de sua secretária, até então “normal” se o tal primo não fosse no mínimo 30ª nos mais jovem que sua noiva.
 
A família, obviamente não concorda, mas como todos estão amarrados a ela por dívidas, preguiça e sabe-se mais o que, são obrigados a engolir Alfred Inglethorp.
 
John Cavendish é casado com a linda Mary e passa por momentos difíceis em suas finanças, Lawrence gastou suas finanças publicando livros em edições de luxo quando largou a faculdade de Medicina. Cynthia mora de favor na casa depois da morte dos pais, sua mãe era muito amiga da Srª Emily Inglethorp o que resultou em sua permanência em Styles.
 
Como bem pudemos perceber Emily vivia cercada de pessoas que na realidade não passavam de uma “família substituta” alí não havia laços de sangue já que ela havia se casado com o viúvo Srº Cavendish pai de John e Lawrence. Como a herança ficou para ela e os garotos eram muito pequenos quando o pai morreu, ela ficou sendo a única mãe que conheceram, mas nem por isso deixou de cumprir seu papel como tal até o seu último instante.
 
Em um dia em que a temperatura na sombra chegava a 27ºC a Srª Inglethorp pediu para a lareira de seu quarto ser acesa, algo estranho para um dia quente, mas como ela não estava se sentindo bem por causa de uma discussão feia na parte da tarde era evidente que não dissesse coisa com coisa, ela subiu as escadas e naquela madrugada morreu envenenada em seu quarto. A porta estava trancada por dentro, a mesinha ao lado da cama derrubada, uma mancha fresca de vela no tapete do quarto e uma xícara de café esmigalhada... Aparentemente isto era tudo o que havia para se notar, até Poirot entrar em cena e fazer o que sempre faz: nos surpreender.
 
Agatha é sempre tão cuidadosa com todos os mínimos detalhes, primeiro planta a desconfiança em nossas cabeças por alguns personagens, depois coloca outros mais suspeitos nos causando um nó, até que Poirot aparece e esclarece com meia dúzia de palavras.
 
Se você nunca leu nada da Agatha está perdendo seu tempo, qualquer livro dela é realmente bom eu poderia fazer uma lista com no mínimo 30 livros que amo, mas vou deixar você se aventurar nas capas, sinopses e resenhas que encontrar pela internet até escolher um do seu agrado, mas se posso sugerir um... Diria que a casa torta é um dos melhores e você nem desconfia de quem é a mente diabólica rs...
 
Ótima pesquisa e excelente leitura!!!