sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Orgulho e Preconceito - Jane Austen

Quem foi que disse que as resenhas pararam???? Kkkk

Fico me perguntando o porquê de ter demorado tanto tempo para ler algo da Jane Austen e não consigo encontrar uma resposta razoável.

Eu assisti Orgulho e Preconceito a minissérie da BBC de 1995 e fiquei completamente apaixonada, comprei o dvd e sempre que assisto são os 6 episódios de uma só vez sem interrupções rs...

Resolvi ler o livro Orgulho e Preconceito e fiquei sem palavras: suas personagens são sempre mulheres fortes, inteligentes e extremamente carismáticas, ou, é impressão minha? Assisti também a minissérie Emma da BBC e pensei quero todos os livros desta incrível mulher e se possível a biografia que o sobrinho dela escreveu, deve ser interessantíssimo saber um pouco sobre esta mulher tão sensível.

O que gosto em suas personagens femininas são o caráter, força, inteligência e coragem de se expor em uma época em que as mulheres não possuíam voz, onde tudo era ditado como devia se comportar e agir.

É impossível não se apaixonar por Mr. Darcy, um homem elegante, lindo, ríspido e orgulhoso rs... Calma lá, ele é íntegro, respeitável, um irmão exemplar, trabalhador, só não sabia como agradar de fato os demais, mas com a sutileza de Elizabeth ele entra nos eixos.

Adoro ver a história ganhando velocidade à medida que coisas vão acontecendo, os desencontros, os desentendimentos, as palavras contidas, mas com pontas de ironia que deixam todas as discussões até bonitas rs... Não existem gritos, apenas vozes levemente alteradas, acaloradas e extremamente educadas, parece uma briga? Claro que não!

E a parte das cartas? Estas me agradam demais, a mocinha sempre está andando por um bosque nos jardins de sua casa com a carta em mãos, lendo distante do olhar de todos para absorver cada letra sem a curiosidade alheia, extremamente encantador...

Saber que um homem como Mr. Darcy possui sentimentos tão ternos e especiais só mostra o quanto de poder uma mulher possui e Jane Austen soube transmitir cada sentimento, cada ação, cada lágrima com uma perfeição incrível!

Enfim, todos deviam ler todas as obras de Miss Jane, pois são incríveis e se possível assistam todas as minisséries da BBC de época, são APAIXONANTES!!!