segunda-feira, 10 de abril de 2017

Geneticista planeja encontrar evidências do Monstro do Lago Ness



Neil Gemmell é um pesquisador neozelandês que espera usar a ciência para caçar o monstro do Lago Ness.

Isso mesmo, este pesquisador é um geneticista da Universidade de Otago cujo laboratório foca em ecologia e conservação.

Sua técnica é muito legal, com apenas alguns litros de água ele consegue detectar vestígios de milhares de espécies, por meio do DNA ambiental que ele usa para monitorar a biodiversidade marinha.

"O DNA ambiental funciona muito bem em ambientes aquáticos. Se realmente há algo muito diferente sobre o lago Ness, essa técnica irá descobrir” Gemmell contou ao Gizmodo.

A mágica do DNA ambiental é certeira, só pelo fato de organismos grandes perderem células conforme se movem pelo ambiente. Desta forma sua proposta é coletar amostras d’água de multiplus locais e em diferentes profundidades do lago e então analisá-las usando técnicas forenses, escaneando em busca de DNA animal e, então, trabalhando para identificá-lo. Assim, os dados de DNA seriam comparados com grandes bases de dados de sequência, que catalogam a maioria dos seres vivos conhecidos, logo, algo que não tenha sido identificado anteriormente possa aparecer, pois, o teste isolaria o novo achado. Com esta nova forma os pesquisadores podem até identificar os “parentes” mais próximos de Nessie.

Investigações científicas normalmente possuem o hábito de sugerir mais perguntas do que respostas, e neste caso, mesmo que apareça um DNA incomum não significa necessariamente que seja do monstro e mesmo que algo similar aconteça a busca por provas de sua existência não chegariam ao fim.

Gemmell planeja buscar financiamento para o estudo e, de fato, tentar encontrar o mostro, apesar de seu ceticismo.
 Fiquei apaixonada com esta foto do site Atelier de Roteiros, Nessie sabe morar bem, não é mesmo?