sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Them

Quem já assistiu a série Them do Amazon Prime? Por enquanto é apenas uma temporada com dez episódios, mas que episódios...

É super forte, diria até que massacrante, coisas absurdas que fizeram com os negros, e sei que foi muito além do que é retratado. Um bairro inteiro judiar, fazer pouco caso, desmerecer, e até na escola os próprios professores davam razão para os brancos, como se as crianças negras começassem a balburdia. Eles que deviam acolher, dar o exemplo, chamar a atenção dos demais, simplesmente jogavam a culpa nas meninas, filhas dos protagonistas.

O episódio 5 é o pior, o que dói mais, dá um aperto no coração, vontade de acolher nos braços a família injustiçada indevidamente e o único motivo é por conta da sua cor. Mesmo com todo o sofrimento, eu amei a série, mostra claramente como o ser humano pode ser bárbaro e cruel com o seu semelhante e independente de ser criança, mulher ou homem, eles maltratavam todos com o mesmo requinte de crueldade física, psíquica e emocional.

Sabe, a série nos faz refletir, nos mostra o quão maldoso um indivíduo pode ser com o outro, fala abertamente sobre um racismo forte, puro e vivido ao extremo por todos os moradores de um bairro de brancos, o quanto eles desprezam os negros e até qual o limite eles chegam para arrancar de vez o "problema" que eles tem em mãos. Fiquei chocada, esta é a palavra exata!

Vale muito a pena assistir e repensar certos conceitos...