sexta-feira, 1 de abril de 2022

18 de abril, Dia Nacional do Livro Infantil

Você sabe porque o dia 18 de abril é considerado o dia nacional do livro infantil?

Puxando pela memória, qual o autor que você lembra quando ouve "literatura infantil? Se você falou Monteiro Lobato, muito bem!

José Bento Renato Monteiro Lobato, foi um escritor, ativista e tradutor brasileiro. Nasceu no dia 18 de abril de 1882, em Taubaté, interior de São Paulo. Simplesmente a data escolhida para comemorar o dia do livro infantil, foi a data de seu nascimento, considerando que ele foi o primeiro autor no Brasil e América Latina a dedicar-se à produção literária voltada para as crianças. 

No ano de 2002, no dia 08 de janeiro, por meio da aprovação da Lei nº 10.402, nasceu O Dia Nacional do Livro Infantil, em homenagem ao pai da literatura infanto-juvenil.

Sua forma de escrita era um processo de aproximação da linguagem às crianças, privilegiando a oralidade e a fantasia, um vocabulário mais próximo do universo infantil, com temáticas mais interessantes à criança. O universo retratado por suas histórias são os vilarejos decadentes e as populações do Vale do Paraíba, no momento do plantio do café. Está entre os autores regionalistas do Pré-Modernismo e destaca-se nos gêneros conto e fábula.

Você sabia que Monteiro Lobato escreveu 26 títulos voltados ao público infantil? E que sua obra de maior destaque na literatura infantil é O Sítio do Pica-pau Amarelo?